terça-feira, 25 de outubro de 2016

O que é um Xamã?




Olá amigos, hoje quero conversar com você sobre o que é um xamã. (Na minha visão).
A maior preocupação das pessoas é o que o Xamã faz ex: Ritual de Ayhuasca, Rapé, Jurema, Curas energéticas, etc.
Mas poucos se preocupam com o que o Xamã acredita, e o que esse acreditar faz por ele e por aqueles que o acompanham.
Os Xamãs conhecem várias ferramentas, que tem como princípio ajudar a ele e aqueles que o procuram a melhorar suas vidas. Para um xamã tudo o que a pessoa acredita de alguma forma traz um movimento na vida da pessoa. Entender cada pessoa que o procura como alguém diferente de todas as outras pessoas, com sua bagagem mental e espiritual, faz com que ele não tenha uma definição total daquela pessoa e isto o deixa aberto a ver quem esta ali na frente dele.
Mas lembro a você que isto é minha forma de ver o Xamanismo e o Xamã afinal, se você perguntar para outro Xamã a visão dele pode ser totalmente diferente da minha, pois cada um de nós traz toda uma experiência de vivências diferentes.
Um Xamã segue a prática para evoluir e ajudar o crescimento de todos, se deu certo continue, se não dá certo mude, é um princípio básico para a maioria dos Xamãs. O Xamã pode aceitar a realidade a volta dele, mas uma parte dele sempre vai guardar a informação de que, o que esta a volta dele é só um modelo, que em breve pode ser alterado e não existir mais para ele.
Bem isto tudo acima foi para especificar a minha visão e poder lhe mostrar o que eu acredito que seja um Xamã, então aqui vou expor uma definição que para mim, é o que as pessoas precisam saber e ter em mente sobre o que é um Xamã, esta definição é de Larry Williamson, mas se encaixa perfeitamente na forma que vejo:
Xamã é um curador que muda a visão do mundo, a fim de torna-la mais eficaz.
Assim para mim, não tem importância fundamental uma ferramenta específica, o importante é mudarmos a forma de ver nosso mundo se ela não funciona e ir para uma mais funcional.
QUE O AMOR REINE EM SEU CORAÇÃO!

Clovis Karuman

Nenhum comentário:

Postar um comentário