quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Os 4 elementos



Os quatro elementos

Muitas pessoas me perguntam sobre a relação dos 04 elementos e nosso corpo, vamos então a uma introdução.




Entre os sinais representativos do quatro no mundo, observa-se a jornada de vida do ser humano; tem quatro fases: a da criança, do jovem, do adulto e do ancião. Também são quatro as estações: outono, inverno, primavera e verão. São quatro os pontos cardeais; existem quatro direções dos ventos e quatro raças: vermelha, amarela, branca e negra que são as cores representativas das quatro estações. Há quatro elementos: terra, ar, água e fogo.
Homens e mulheres possuem quatro corpos: físico, emocional, mental e espiritual. A Lua tem quatro fases: nova, crescente, cheia e minguante.
O homem surgiu do equilíbrio entre os quatro elementos e guarda em si uma parcela de terra, água, ar e fogo.






ELEMENTO FOGO

O Fogo transmite o calor do avô sol e derrete toda energia que impede o crescimento, queima e afasta as barreiras.
É o elemento que faz amadurecer os frutos com seu calor e, nos convida a desfrutar da natureza. O Fogo tem a força e o poder de desenvolver o melhor de nós mesmos, estimula nossos ideais mais nobres favorecendo o nosso sentimento de plenitude e bem estar. O coração é o órgão principal deste Elemento.


Sintomas de excesso do Elemento Fogo:
Problemas estomacais, úlcera, excesso de bile, problemas da vesícula biliar, erupções de pele, febre e excesso de transpiração. Inquietações, egoísmo, agressividade, tendência ao alcoolismo, drogas, ego muito forte.
Para retirar o calor do coração, que causa ansiedade utilize as ervas Camomila e Maracujá.
Para equilibrar o excesso do Elemento Fogo utilize as ervas Alcaçuz, Hortelã e Melissa. Alimentos refrescantes maçã, carambola, chuchu e pepino. Pedras como Quartzo Rosa, Água Marinha, Sodalita, Jadeíta.


Sintomas da ausência do Elemento Fogo:
Problemas com má circulação, extremidades frias, pouca vitalidade, indigestão, desespero, falta de coragem e falta de confiança, depressão.
Ao remover a ausência da energia do fígado os sinais de uma depressão podem ser atenuados. Utilizar as ervas Dente de Leão e Coentro.
Para equilibrar a falta do Elemento Fogo ingerir os alimentos beterraba, couve, aveia, trigo, noz moscada, chicória e acelga. Utilizar as ervas Anis Estrelado, Cravo da India, Canela, Gengibre, Angico, Marapuama, Nó de Cachorro.


Que o elemento FOGO esteja em plenitude dentro de nós.
Eu espero de coração que todos tenha gostado e possam se utilizar deste conhecimento tão precioso que pode nos auxiliar de forma tão efetiva.










ELEMENTO AR


O Elemento Ar é à força da vida e suporte para o ser humano, representa a essência do espírito. Quando inspiramos inflando os pulmões e absorvendo o sopro da fonte da vida e quando expiramos partilhamos esta dádiva.
O ar é um dos elementos mais sagrados e esta ligado ao corpo mental, aos processos intelectuais. Ele é tão essencial a vida quanto à água, é um elemento, ativo, expansivo e seco, de qualidade masculina.
O vento é o ar em movimento, é um excelente purificador de energias negativas. Transforma situações estagnadas, renova conceitos e espalha idéias. O criador está presente na respiração, em nossos pensamentos e intenções, em cada expiração. Com o espírito do Ar redescobrimos a força para superar obstáculos
O ar é a capacidade mental, é a forma como você se comunica.


Sintomas do excesso do Elemento Ar:
O excesso de ar pode causar inquietação, ansiedade, você pode fugir da realidade, pode ser muito curioso sem chegar a resultados concretos. Tem dificuldades em entrar em contato com sentimentos básicos como carência ou dependência. Tem pouco empatia quando não compreende uma situação.
No sistema nervoso: Pele seca e áspera, unhas e cabelos quebradiços, rigidez nas juntas e asma. A pessoa pode ser autoritária, ter poucos sentimentos, não conhece seu corpo e suas necessidades.
Para equilibrar o excesso de Ar beba água, passe óleo de Lavanda sobre o corpo. Utilize os vegetais como abóbora, aipo, acelga, brócolis e escarola; as ervas Anis Estrelado, Verbena, Valeriana, Melissa e Bambu; Pedras como Água Marinha, Calcita Verde e Crisocola.


Sintomas da ausência do Elemento Ar:
Para equilibrar a falta do Elemento Ar use tons de azul celeste e coral; Ervas como Arnica Montana, Flor de Macela; Pedras como Aragonita, Ônix, Esmeralda e Quartzo Verde.
Trabalhe em grupo para aumentar a sua habilidade de comunicação. Tente dançar, ascenda incenso se relaciona com o ar, assim como perfume.
Lembre-se sempre de que nossos pensamentos são invioláveis, são privados até que nós dividimos com os outros.


Que o elemento AR esteja em harmonia sempre, dentro de nós!










ELEMENTO TERRA



A Terra inclui as qualidades geradoras, nutridora e protetora. Revela a importância da nutrição, nutrir e ser nutrida. É ela quem cria a vida neste plano físico e que com a energia do Sol criou a paixão que se manifesta na criação e na geração da vida. Ela representa à forma do corpo da mulher e como mãe nutre todos aqueles dos quais deu vida.
A Grande Mãe Terra nos fala de amor incondicional, do sentimento que resiste a todos os obstáculos e que encontra nas adversidades a força para crescer.


Sintomas do excesso do Elemento Terra:
Excesso de Elemento Terra no corpo poderá manifestar-se em morosidade, letargia, corpo pesado e rígido, falta de exercício físico, insensibilidade e depressão; ficando a pessoa excessivamente preocupada com os valores materiais.
Lenta em perceber novas ideias e amargurada.
Para equilibrar o excesso de terra recomendam-se alimentos condimentados e a utilização de ervas como Pimenta, Gengibre, Anis Estrelado e Marapuama que poderão criar mais fogo no corpo.
Cores fortes como o amarelo e o alaranjado vivo auxiliará a energizar o excesso de terra.
Cristais como a Cornalina, Ágata e Rodocrosita serão benéficas.


Sintomas da ausência do Elemento Terra:
Uma pessoa com falta de Elemento Terra poderá sentir-se como se não tivesse nenhum lugar para ficar, acha difícil encontrar um trabalho que o satisfaça. As necessidades físicas parecem secundárias; esquece de comer, dormir e não se preocupa com o vestir. Tende a viver fora da realidade, no sentido de não saber prover suas necessidades básicas ou de sobrevivência; sem raízes. Não se sente bem em estruturar e organizar e entra num mundo de imaginação porque não aceita limitações, ignora as necessidades básicas do seu corpo.
Para equilibrar a falta do Elemento Terra: manipulação com argila através de confecção de objetos, mexer com plantas e andar com os pés no chão.
Pedras como Granada, Malaquita, Esmeralda, Crisoprázio, Jaspe vermelho. Vegetais como abóbora, batata doce, cenoura, tâmara, pêra e nozes.
Ervas como Romã, Eucalipto, Manjericão, Angico e Uxi amarelo.


Que o elemento TERRA esteja em plena harmonia em nós!










ELEMENTO ÁGUA


O Elemento Água representa o corpo emocional e de sua depuração resulta a pureza deste corpo. As emoções podem estourar na tempestade, afetando tudo no seu caminho sem que possa ser controlada. Sua atividade destrutiva é demonstrada em enchentes, furacões e afogamentos, nos quais perecem homens e animais.
Atua como solvente de líquidos do corpo humano. Executa a regulação da temperatura corporal principalmente no processo de transpiração.
Age como importante lubrificante em diversos órgãos e outras partes do corpo.
As emoções têm afinidades com a cor vermelha.


Sintomas do excesso do Elemento Água:
O excesso do Elemento Água poderá causar angústia exagerada, excitação e movimentos repetitivos. A pessoa chora demais, faz chantagem emocional, é protetora em excesso, mas, tem muita flexibilidade o que chamamos de jogo de cintura.
No corpo físico: ansiedade, obesidade, problemas digestivos e circulatórios, hipocondria e retenção de líquido. Os intestinos incham e ficam flácidos provocando a prisão de ventre.


Para equilibrar o excesso do Elemento Água utilize as ervas Cavalinha, Centela Asiática, Bardana e Melissa;
Pedras como Pedra da Lua, Aventurina, Quartzo Leitoso e Esmeralda.


Sintomas da ausência de elemento água:
Quem tem falta de Elemento Água é literalmente uma pessoa seca, inflexível, o famoso cabeça dura que nunca consegue se adaptar a ideia dos outros, acha-se o dono da verdade.
São pessoas que necessitam de regras para se sentirem seguros.
Para equilibrar a falta do Elemento Água utilize as ervas Cravo da Índia, Erva doce, Gengibre e Alcaçuz.


Que o elemento ÁGUA esteja em plena harmonia em cada um de nós!


Fonte: Cyda Godoy Xamã





A FELICIDADE ESTA AQUI, PARA QUEM DELA QUISER USUFRUIR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário